A importância da manutenção no equipamento médico

É importante fazer as manutenções preventivas nos equipamentos, pois o equipamento médico costuma ter um custo significativo, portanto, mantê-lo em boas condições de funcionamento é uma maneira de proteger esse investimento, garantindo a vida útil do mesmo, sem mencionar que serão usados em pessoas para tratar ou prevenir alguma doença ou lesão. 

A manutenção preventiva é a técnica de agir de forma antecipada, é para prevenir falhas e panes nos equipamentos. A manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica. 

Por ser de suma importância, é necessário também estabelecer periodicidade da manutenção. A equipe de Gestão de Qualidade e Manutenção organiza a retaguarda da equipe médica, garantindo a segurança operacional dos equipamentos. A importância da manutenção hospitalar está em manter o foco principal sempre no paciente e em seu bem-estar.

A manutenção previne o aparecimento de problemas, mantendo os equipamentos médicos em boas condições de operação. Com uma manutenção adequada e regular nos equipamentos médicos a equipe do C.M.E (central de materiais esterilizados) pode ter certeza de que os equipamentos podem ser esterilizados sem que cause danos a eles, deixando em perfeitas condições para o uso.

Com a programações das manutenções pode tornam menos provável a falha catastrófica do equipamento. Pequenas correções podem ser feitas à medida que acontecem. 

Desta maneira evita que a Engenharia Clinica faça a manutenção corretiva destes equipamentos, podendo atrasar o calendário de consultas ou cirurgias causando prejuízo para o hospital ou consultório. 

BuscaIntegrada
Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

IMPULSO MEDICAL EQUIPAMENTOS MEDICOS LTDA - CNPJ: 43.010.240/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade